Há dois domingos que
venho dando algumas dicas comerciais para o departamento de marketing de
ABC e América, propostas não idealizadas por mim, mas por torcedores
extremamente consumidores, que gostariam de consumir outros produtos com
marca dos dois clubes, aumentando o leque de opções. Mas como até agora
nada de novo surgiu, sugiro então aos dirigentes a leitura do livro A
Bola não Entra por Acaso, do executivo, empresário e consultor Ferran
Soriano Compte, o homem que revolucionou o Barcelona.
O manual que virou
uma febre mundial, espécie de Bíblia do futebol, narra de forma
agradável os segredos que tornaram o clube catalão o melhor e mais
admirado do mundo. Soriano dá dicas interessantes como a de ampliar o
número de ramais telefônicos para atender aos sócios, passando dar
respostas rápidas a todos os questionamentos. Fizeram um plano de bônus
para donos de lugares no estádio que avisassem, com um prazo razoável,
se iam ou não ao jogo, recebendo descontos nas mensalidades. Exigiram e
cobraram profissionalismo dos jogadores. Passaram a conhecer toda a
rotina dos profissionais e a ter reuniões cuidadosamente planejadas com
os agentes. Neste trabalho, descobriram por exemplo, por que o argentino
Riquelme não rendia o esperado. Descobriram que ele morava num imóvel
vazio e solitário, sofrendo silenciosamente com a saudade de sua casa em
Buenos Aires. É óbvio que nem tudo pode ser copiado pelos clubes
brasileiros, mas pelo menos entender o chamado Princípio da Parcimônia,
de Guilherme de Ockham: "Em igualdade de condições, a solução mais
simples é provavelmente a mais correta".
Por Fábio Pacheco/DN
Fonte: Blog Tatutom Sports
Nenhum comentário:
Postar um comentário