Há dois domingos que 
venho dando algumas dicas comerciais para o departamento de marketing de
 ABC e América, propostas não idealizadas por mim, mas por torcedores 
extremamente consumidores, que gostariam de consumir outros produtos com
 marca dos dois clubes, aumentando o leque de opções. Mas como até agora
 nada de novo surgiu, sugiro então aos dirigentes a leitura do livro A 
Bola não Entra por Acaso, do executivo, empresário e consultor Ferran 
Soriano Compte, o homem que revolucionou o Barcelona.
O manual que virou
 uma febre mundial, espécie de Bíblia do futebol, narra de forma 
agradável os segredos que tornaram o clube catalão o melhor e mais 
admirado do mundo. Soriano dá dicas interessantes como a de ampliar o 
número de ramais telefônicos para atender aos sócios, passando dar 
respostas rápidas a todos os questionamentos. Fizeram um plano de bônus 
para donos de lugares no estádio que avisassem, com um prazo razoável, 
se iam ou não ao jogo, recebendo descontos nas mensalidades. Exigiram e 
cobraram profissionalismo dos jogadores. Passaram a conhecer toda a 
rotina dos profissionais e a ter reuniões cuidadosamente planejadas com 
os agentes. Neste trabalho, descobriram por exemplo, por que o argentino
 Riquelme não rendia o esperado. Descobriram que ele morava num imóvel 
vazio e solitário, sofrendo silenciosamente com a saudade de sua casa em
 Buenos Aires. É óbvio que nem tudo pode ser copiado pelos clubes 
brasileiros, mas pelo menos entender o chamado Princípio da Parcimônia, 
de Guilherme de Ockham: "Em igualdade de condições, a solução mais 
simples é provavelmente a mais correta".
Por Fábio Pacheco/DN 
Fonte: Blog Tatutom Sports 


Nenhum comentário:
Postar um comentário