RSS

FUTSAL: CONFIRA UM "GIRO" PELOS ESTADUAIS DO NORDESTE


 

 DEU NO SITE: Artilheiro .com.br


Os Estaduais estão em pleno andamento em alguns estados do Nordeste enquanto em outros, face à ausência de uniformidade de calendário por parte da CBFS, nem começaram, por tanto, vamos ao resumo:

PARAÍBA:

Após uma primeira fase regionalizada em que as equipes ficaram em dois grupos, Litoral e Sertão, iniciará na próxima Sexta Feira a Segunda Fase sendo que não há mais invictos no Campeonato Paraibano. Há uma peculiaridade a qual a segunda fase será disputada em apenas três dias, em duas sedes, com as despesas com hospedagem e alimentação pagas pelo sediante. Desta forma teremos o Grupo A, na cidade de Catolé do Rocha, terra do atual campeão estadual que receberá os visitantes AABB Cajazeiras (classificado do grupo do sertão) e mais o Real Araçagi e Chifre de Ouro, ambos classificados pelo Grupo do Litoral

Já no outro grupo, na cidade de Brejo da Cruz, o atual Vice Campeão Estadual, Brejo, receberá um dos favoritos ao título, o João Pessoa do treinador Paulo Mendonça, além do EPCF de Guarabira, vindo do Litoral, e o Juventude Piranhense, vindo do Grupo do Sertão.

Catolé, Real Araçagi, João Pessoa e Brejo despontam como favoritos a seguir na disputa do título.

PERNAMBUCO:

Com o calendário garantido até Novembro, o Estadual Pernambucano iniciou com 14 equipes mas a falta de estrutura da maioria culminou com 04 desistências. As 10 equipes restantes seguem ainda na primeira fase do Estadual que inicia nesta semana os jogos de volta. Na classificação temos o TIGRE da cidade de Garanhuns confirmando o seu favoritismo e caminhando a passos largos rumo ao Tetra Campeonato Estadual, ele que é, ao lado do Afagu/Russas do Ceará, um dos representantes do Nordeste na Divisão Especial da Taça Brasil(Espécie de Primeira Divisão do Futsal).

Para os que acompanham o Futsal da Região este é o melhor campeonato Pernambucano dos últimos anos, com jogos transmitidos por emissora de TV local o que dá esperanças de que vários atletas do Estado que estão espalhados por clubes do país retornem em algum momento. Outro destaque especial fica para os chamados "clubes de camisa", isto é, equipes de Futebol que possuem equipes de Futsal, com destaque para os tradicionais Santa Cruz, Sport e Náutico além do Sete de Setembro, da cidade de Garanhuns.

A supremacia do Tigre é tanta que disputou 10 partidas vencendo a todas elas. Confira a classificação:

1 - TIGRE - 30 pontos em 10 Jogos com 10 Vitórias

2 - Sport Recife - 21 pontos em 11 jogos - com 06 vitórias

3 - Santa Cruz - 20 pontos em 10 jogos com 06 vitórias

4 - Sete de Setembro (Garanhuns) - 17 pontos em 10 jogos com 05 vitórias

5 - Naútico - 17 pontos em 11 jogos com 05 vitórias

6 - Igarassu - 15 pontos em 11 jogoc com 04 vitórias.

7 - Avel (Vicência) - 11 pontos em 10 jogos com 03 vitórias.

8 - ABC (Paulista) - 09 pontos em 11 jogos com 02 vitórias.

9 - Atlético de Goiana - 08 pontos em 11 jogos com 02 vitórias.

10 - Fênix (Moreno) - 01 pontos em 11 jogos - NENHUMA vitória.


RIO GRANDE DO NORTE:
Teve início no final de semana mais uma edição do campeonato potiguar onde 12 equipes dividem-se em dois grupos de forma REGIONALIZADA. Ao final da primeira fase os quatro melhores de cada grupo se classificarão para a segunda fase onde haverão os cruzamentos: 1º A x 4º B; 1º B x 4º A; 2º A x 3º B; 2º B x 3º A.

Com o afastamento de ABC e América, os tradicionais clubes de Futebol do Estado, a capital segue representada por apenas duas equipes, AAPP/Soc. Esportiva Alecrinense e a AFC/UFRN. Ao lados delas teremos no Grupo A as equipes de Serra de São Bento/Alecrim (atual campeão estadual); AABB/JK, de Currais Novos; União, de Goianinha e Cepe/Fênix, de Pedro Velho.
No Grupo B teremos Cruzeiro, de Assú; Guamaré; São Gonçalo, de Angicos; Macau; Nordeste/Tenço, de Santana dos Matos e AREC, de Alto do Rodrigues.

O Cruzeiro, da Cidade de Assú, tradicional equipe com 30 anos de existência e que representará o Estado na Primeira Divisão da Taça Brasil (espécie de Segundona do Futsal nacional) é a equipe mais "cearense" da competição pois tem em seu comando o treinador Paulo Mendonça além do goleiro Hugo, ex Espaço Jovem e do fixo Alef.

De maneira curiosa a AABB/JK, da cidade de Currais Novos pediu para jogar todas as partidas fora de casa, na cidade de Natal. Mais uma vez Mossoró, a maior cidade do interior Potiguar e uma das maiores do Nordeste, não terá representantes no Estadual.

Na primeira rodada do Potiguar, tivemos:

GRUPO A:

AFC/UFRN 2x3 CEPE/Fênix
AAPP/SEA 0x0 AABB/JK
Serra de São Bento 3x1 União

GRUPO B:

MACAU 4x2 Cruzeiro
Nordeste/Tenço 2x3 Alto do Rodrigues
Guamaré 3x2 São Gonçalo

CEARÁ:

Em disputa a segunda fase que, curiosamente, nem eliminará e nem classificará alguma das equipes. No Grupo C temos a liderança do Horizonte com 06 pontos ganhos em 02 jogos, seguido por Maracanã com 03 pontos em dois jogos; Limoeiro com 03 pontos em 02 jogos e Meruoca com ZERO em 02 jogos. Nesta Quarta Feira tivemos, em Limoeiro, a vitória da equipe local sobre Meruoca por 3x1.

Pelo Grupo D temos a liderança do atual campeão estadual, Afagu/Russas com 06 pontos ganhos em dois jogos, seguido por Alto Santo com 06 pontos ganhos mas em três jogos; Mombaça com 03 pontos em dois jogos e Espaço Jovem, o único representante que resta da capital, com ZERO em três jogos.


SERGIPE:

O campeonato é disputado por 12 equipes em dois turnos. O primeiro turno será decidido por Itaporanga, que eliminou com uma goleada o Real Moitense do campeoníssimo treinador Galego e Lagarto, da cidade de mesmo nome, que eliminou ao Glória, atual campeão da Copa TV Sergipe, nas semifinais. A equipe da cidade de Lagarto é a única invicta do Campeonato Sergipano e atualmente uma das boas equipes do Futsal do Nordeste.

No Sergipano temos a presença de vários "times de camisa" sendo eles os tradicionais Sergipe (Ex Ajax, atual campeão estadual) e Confiança/Real Moitense (Ex Moita Bonita) além do Socorrense e do Lagarto.

Ricardo Matos 

Fonte: Site Artilheiro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário