quarta-feira, 19 de junho de 2013

Inscrições para os Jogos Escolares do RN se encerram nesta sexta

Fase regional da 41ª edição dos Jerns inicia em julho. Para coordenador dos Jogos, expectativa é de aumento no número de participantes este ano.
Gileno Souto, coordenador dos Jogos Escolaresdo RN (Foto: Jocaff Souza)
Gileno Souto, coordenador dos Jogos Escolares
do RN (Foto: Jocaff Souza)
 
As inscrições para a fase regional da 41ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte(Jerns) serão encerradas nesta sexta-feira. As escolas interessadas devem preencher uma ficha cadastral no site da Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação e Cultura e requisitar as modalidades que pretendem participar. Segundo Gileno Souto, gestor da Codesp, existe a expectativa de um aumento no número de escolas participantes, que, segundo ele, mostra a tradição dos jogos escolares mais antigos do estado. Os Jerns mostram a cada ano a importância do esporte nas escolas. Por isso, devemos mostrar um trabalho bem feito, para que os alunos-atletas se sintam estimulados a participar da competição. Acreditamos que este ano teremos uma aumento no número de participantes, já que uma das ideias deste ano é interiorizar o evento - disse Gileno ao GLOBOESPORTE.COM. O calendário da competição passará por 13 municípios, com a fase final realizada entre os dias 18 a 28 de outubro, em Natal. Contudo, duas modalidades serão realizadas no interior do estado. O futebol de campo será na cidade de Santa Cruz. Já o futsal terá duas cidades-sede: Assu, para o masculino, e Lajes, para o feminino. Os jogos já revelaram grandes nomes do esporte brasileiro, como a ex-atleta de voleibol Virna Dias, medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta e Sydney, e a ex-fundista Magnólia Figuerêdo, que disputou as Olimpíadas de Seul, em 1988. Temos vários atletas que se destacaram no esporte escolar e foram convidados a competir em outras cidades, defendendo clubes e até a Seleção Brasileira. Isso mostra a força do esporte escolar e por isso, queremos resgatar esse poder - planeja.
Calendário 'cheio'
As primeiras etapas regionais serão realizadas entre os dias 6 a 16 de julho, nas cidades de Santa Cruz e Apodi/Umarizal. As outras cidades que receberão os jogos são Macau, Pau dos Ferros, João Câmara, Currais Novos, Caicó, Parnamirim, Assú, Nova Cruz, Mossoró e Natal, que também sediará a fase final. Esta etapa decisiva contará com a presença das escolas da Diretoria Regional de Educação, Cultura e educação (Dired) de Natal; das equipes de escolas classificadas em 1º lugar das regionais nas modalidades coletivas; das escolas classificadas em 1º e 2º lugares das regionais nas modalidades individuais; e do 1º lugar na regional Natal de futsal e futebol de campo.
Por Jocaff Souza Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário